Educação em Tempo Integral

Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral

O Governo Municipal de Monsenhor Tabosa, por meio da Secretaria da Educação (SME), inicia, em 2021, a implantação do Ensino Fundamental em tempo integral em duas escolas municipais.
 
Cada escola de tempo integral ofertará uma jornada de nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos estudantes e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos.
 
Este  modelo de ensino aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.
 
Destaques:

– A Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EEFTI) está concebida como comunidade de aprendizagem. Ou seja, alunos, escola e comunidade estabelecem objetivos comuns e implementam ações baseadas em evidências científicas para alcançar a máxima aprendizagem para todos e a melhoria da convivência entre todos.
 
– A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, funcionários e comunidade.
 
– A oferta das eletivas é estruturada levando em consideração as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
 
– Desenvolvimento de dez competências gerais, que devem mobilizar os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e valores que estimulam ações pedagógicas no contexto das escolas para subsidiar o protagonismo estudantil.

Educação Integral

A chave para preparar as novas gerações para viver no século 21 é a educação integral. Num mundo cada vez mais complexo, dinâmico, diverso e incerto, é preciso preparar as crianças e jovens a fazer e perseguir escolhas que resultem em um futuro melhor para elas e para o mundo.

Uma educação que prepare apenas para o sucesso acadêmico ou profissional não dará conta desenvolver todos esses potenciais. Mais do que expandir o tempo na escola, a educação integral expande as oportunidades de aprendizagem, promovendo as competências cognitivas e socioemocionais necessárias para que nossas crianças e jovens se desenvolvam plenamente no caminho das suas escolhas e do bem coletivo

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA
CAPA

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC

Material para download dos anos finais do ensino fundamental

CAPA
CAPA
CAPA
CAPA

VANTAGENS DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL PARA CRIANÇAS

O início da vida se dá no espaço familiar, ambiente em que se nutrem valores, condutas e aprendizagens importantes que acompanharão as crianças por toda a vida. Portanto, escola, família e criança: uma tríade que precisa ser estabelecida a partir da confiança entre as pessoas envolvidas.
A escola integral é um espaço que deve ser escolhido a partir de um conhecimento claro de sua proposta: é essencial que esse espaço garanta os cuidados necessários para que a criança aprenda além dos processos educativos, considerando sempre o respeito, o cuidado e o afeto em uma relação entre crianças e adultos que seja de apoio e segurança.
O cuidado exige uma relação de amor. O processo amoroso que envolve a família e as instituição que cuida da criança é importante e necessário para que elas cresçam seguras e em harmonia.
O sentimento de pertencer a um grupo que a ama faz toda a diferença no processo de crescimento da criança!
Para um processo harmônico de desenvolvimento e aprendizagem, é necessário confiança entre escola, família e criança; processo que exige dos adultos atitudes concretas, olhar atento, como apoio, presença e atenção para que a criança se sinta acolhida e cuidada com base no respeito e na confiança.

TAREFAS E ATIVIDADES NO TEMPO INTEGRAL

A permanência estendida da criança na escola permite a execução de tarefas e atividades diversificadas e de qualidade.
O fato de a criança estar no ambiente escolar durante o dia todo, faz com que ela aproveite melhor o tempo livre, seja para estudar, exercitar-se ou adquirir novos conhecimentos. A vivência na escola em tempo integral é, portanto, muito mais rica.
Outra questão importante é o planejamento das atividades. De forma geral, há uma busca por organizar as tarefas, de modo a equilibrar práticas individuais às feitas em grupo. Essa dinâmica favorece uma melhor socialização.
A escola integral ainda ajuda a explorar a autonomia das crianças. A partir do reconhecimento da própria identidade, a criança começa a adquirir uma independência progressiva, de expressar por meio de linguagem e gestos, e a cuidar de si própria.