Senhores profissionais da educação o Plano de Retorno às Aulas e Implementação do Ensino Híbrido (EH) e do Retorno Presencial foi construído com o objetivo de apoiar as escolas da rede municipal de ensino no planejamento e organização dos processos educativos nas escolas, para o momento de transição do ensino remoto para o ensino presencial-híbrido. Entendemos que as escolas sempre terão espaço para os diversos formatos descobertos durante essa transformação vivenciada pela educação, e continuarão se transformando para atender cada vez melhor os nossos alunos.
Para cumprir esse propósito, o presente documento foi cuidadosamente construído, buscando oferecer subsídios e reflexões aos tomadores de decisão e profissionais da educação, de forma prática e objetiva, a fim de que possam identificar quais os pontos fundamentais e prementes que precisamos considerar para a organização do retorno ao ensino presencial. Neste sentido, o documento irá explorar as possibilidades e modelos do Ensino Híbrido (EH), considerando também as particularidades, os desafios e as determinações legais impostas pela pandemia, para então oferecer orientações concretas e embasadas acerca das diferentes possibilidades de execução desse planejamento.
Segue o Plano de Retorno às Aulas Presenciais de Forma Híbrida do Município de Monsenhor Tabosa – Ceará.
“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Paulo Freire